Honoré de Balzac - PIERRETTE (Editora Saraiva, Coleção Saraiva)



Título: Pierrette
Autor (a): Honoré de Balzac [lista]
Editora: Saraiva
Coleção: Saraiva (Nº 45) [lista]
Período de Publicação: 1952
Número de Páginas/Capítulos: 176 páginas
ISBN: -
Arte da Capa: Nico Rosso
Ilustrador (a): (Não há)
Tradutor (a): Nair Lacerda
Edição Original: Pierrette, 1840, França
Edições:






OUTRAS INFORMAÇÕES


O livro conta a história da jovem órfã Pierrette Lorrain. Ela é confiada por seus avós arruinados a ser criada por seus primos, dois celibatários imbecis, que pretendem tomar a fortuna da família. Em sua inocência, Pierrette torna-se vítima das manipulações de seus primos, que, por sugestão do doutor Horace Bianchon, permitem que Pierrette passe por uma trepanação, onde é feito um buraco no cérebro com o objetivo de eliminar os demônios da menina.

Honoré de Balzac chamou toda a sua obra de A Comédia Humana (La Comédie Humaine). Com exceção de alguns textos escritos no início de sua carreira, essa coleção de textos de Honoré de Balzac é constituída de 95 obras concluídas e 48 outros textos inconclusos, incluindo romances, novelas e contos. Balzac começou a escrever na década de 1820, publicando seus textos em jornais e em livros. Em 1834, ele resolveu classificar todas as suas obras em três grupos: Estudos de Costumes, Estudos Filosóficos e Estudos Analíticos. Finalmente, em 1842 encontrou o título definitivo de todo o conjunto: A Comédia Humana. No Brasil, algumas de suas obras foram publicadas de maneira solitária, como é o caso de Pierrette na coleção Saraiva. Entre 1945 e 1953 a editora Globo (de Porto Alegre) lançou integralmente a obra de Balzac em 17 volumes dentro da coleção Biblioteca dos Séculos. Pierrette saiu como o volume 5 de A Comédia Humana (volume 34 da Biblioteca dos Séculos), que continha 4 romances de Balzac: Úrsula Mirquet, Eugênia Grandet, Pierrette e O Cura de Tours. A editora voltaria a publicar novamente a obra de Balzac entre 1989 e 1993.

Essa edição da coleção Saraiva contém um prefácio (introdução) escrito por Gomes Freire.

Na divisão da obra de Balzac, Pierrette é situado na parte chamada de Estudos de Costumes, no décimo livro da divisão chamada de Cenas da Vida Provinciana, na subdivisão conhecida como Os Celibatários.

O texto foi publicado inicialmente em forma de folhetim a partir de janeiro de 1840 no jornal francês "Le Siècle". Em setembro de 1840, o romance foi lançado no formato de livro.

Balzac dedicou o romance à Anna Hanska, filha de Ewelina Hańska, com quem ele casaria dez anos depois, em 1850.

Toda a ação do livro ocorre durante o reinado de Carlos X (1757-1836), entre 1827 e 1830. Carlos Filipe de Bourbon foi o último herdeiro de Luís de Bourbon, que não chegou a reinar por ter morrido prematuramente, e de Maria Josefa da Saxônia. Era neto do rei francês Luís XV e irmão mais novo dos reis Luís XVI e de Luís XVIII. Com a morte do irmão, Luís XVIII, em 1824, que restaurou a monarquia dos Bourbons na França, Carlos subiu ao trono. Em março de 1830, Carlos X iniciou um conflito com a Câmara dos Deputados, que se opunha à designação de Auguste Polignac como primeiro-ministro. O rei dissolveu a Câmara, o que provocou a Revolução de 1830, que levou a abdicação do monarca em 2 de agosto de 1830. Devido à abdicação, sucedeu-lhe automaticamente o filho, Luís Antônio, que vinte minutos depois assinaria a própria abdicação em favor do sobrinho, Henrique, conde de Chambord, último rei francês da dinastia principal dos Bourbons. Todavia, o sobrinho permaneceria apenas sete dias no poder, sendo escolhido pelo Congresso como Rei seu primo, Luís Filipe I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário