Lúcia Miguel Pereira - EM SURDINA (Editora Saraiva, Coleção Saraiva)


Título: Em Surdina
Autor (a): Lúcia Miguel Pereira [lista]
Editora: Saraiva
Coleção: Saraiva (Nº 15) [lista]
Período de Publicação: 1949-1950
Número de Páginas/Capítulos: 216 páginas
ISBN: -
Arte da Capa:
Ilustrador (a): (Não há)
Edição Original: Em Surdina, 1933, Brasil, Editora Ariel
Edições:







OUTRAS INFORMAÇÕES

Surdina é uma peça de madeira em forma de pente que se coloca nos instrumentos de corda, para abafar o som. A expressão "em surdina" tem então o significado popular de "sem que ninguém veja", "na moita", "sem chamar atenção", "em silêncio", "na ponta do pé"...

O livro narra a história de Cecília, uma jovem de 22 anos, que perdeu a mãe muito cedo. Ela vive com o pai, os irmãos, uma tia, o cunhado e a avó. Sua família a pressiona em aceitar um marido, mas esse não é o seu desejo. Em surdina, Cecília vai descobrindo os segredos de seus familiares, ao mesmo tempo em que rejeita ou é rejeitada pelos seus pretendentes.

O livro é protagonizado por Cecília, filha do Dr. Vieira e Dona Maricota. Após a morte da mãe, ela passa a viver com pai e seus irmãos Cláudio, Heloísa, Antônio e João. Na casa também vive a avó materna, Dona Ana, viúva do coronel Joaquim Alves de Barros e mãe de Sinhazinha e Afonso, a tia paterna Marina e o cunhado Décio, marido de Heloísa. Durante a narrativa, Cecília tem três pretendentes para casamento: Jorge Reis, Paulo e Arnaldo. Além desses personagens temos ainda: Iolanda, antiga amiga de colégio de Cecília; Baby e Dick, filhos de Heloísa e Décio; Zélia, noiva de Paulo; Dulce, noiva de Antônio; e Pedro, amante de Heloísa.

O livro trouxe temas polêmicos para a época, como, por exemplo, a personagem Heloísa  que teve um romance com outro homem, apesar de ser casada.

Em Surdina foi publicado pela primeira vez em 1933 pela editora Ariel. Foi o segundo romance da autora, publicado no mesmo ano de seu romance de estreia (Maria Luísa). A segunda edição saiu em 1949 pela Coleção Saraiva. Em 1979, a editora José Olympio publicou uma nova edição do livro. A Editora da UFPR (Universidade Federal do Paraná) publicou em 2006 o livro Ficção Reunida, que reuniu em um único volume os quatro romances da autora: Maria Luísa (1933), Em Surdina (1933), Amanhecer (1938) e Cabra-cega (1954), além de trazer um conto inédito, “Uma santa”, de 1933.

Para informações mais detalhadas sobre o livro, pode-se ler a tese de doutorado de Juliana Santos, Ficção e Crítica de Lucia Miguel Pereira: A Literatura como Formação, páginas 130 a 154.

Nenhum comentário:

Postar um comentário