Michael Ende - A HISTÓRIA SEM FIM (Editora Martins Fontes)

Capa de 2010
Autor (a): Michael Ende
Coleção/Série: -
Período de Publicação: 1985-2010
Arte da Capa: -
Ilustrador (a): -
Número de Páginas: 392
ISBN: 85-336-0145-X (1990-1993), 85-336-0756-3 (1997), 85-336-1315-6 (2001-2005) e 978-85-85-61635-95-4 (2010)
Tradutor (a): Maria do Carmo Cury
Título Original: Die geschichte unendliche
Ano da Primeira Edição: 1979
País: Alemanha
Público: Infanto-juvenil e Adulto
Gênero Literário: Novela
Tema: Fantasia


Observação: A primeira e segunda edições do livro no Brasil foi publicado pela Editora Martins Fontes em parceria com a Editorial Presença.

Capa 1990 a 1993
Capa 1985 a 1986
Capa 1997 a 2001


Sinopse:

Bastian Baltazar Bux é um garoto órfão de mãe que não tem a atenção do pai e é humilhado por seus colegas de escola. O garoto encontro nos livros um refúgio de sua triste vida. Certo dia, fugindo da perseguição de seus colegas, ele entra numa livraria e conversa com o livreiro - Karl Konrad Koreander - um senhor ranzinza que não gosta de crianças. Bastian nota que Karl está lendo um livro e, quando ele vai atender um telefonema, Bastian sente-se atraído pelo livro e o rouba. O garoto sente culpa pelo ocorrido, mas ao mesmo tempo deseja muito ler o livro. Com medo de represália de seu pai pelo roubo, o garoto não volta para casa, mas vai até a escola e se esconde no sótão para ler o livro, cujo o título é "A História Sem Fim".

O livro conta que Fantasia, um lugar mágico e misterioso, povoado por criaturas fantásticas, está passando por um estranho episódio: o Nada está invadindo algumas áreas de Fantasia e provocando sua inexistência. Por essa razão, vários povos de Fantasia mandam mensageiros para a Torre de Marfim, para pedir ajuda à Imperatriz Menina, já que é por causa dela que Fantasia existe, apesar de ela não interferir no curso dos eventos em seu reino. A Imperatriz Menina não exerce poder sobre Fantasia e seus habitantes, mas todo seu poder está depositado no Aurin, um colar que possui duas serpentes, uma brnaca e outra escura, que mordiam a cauda uma da outra.

Ao chegar à Torre de Marfim, os mensageiros descobrem que a Imperatriz está doente e talvez esse é o motivo de Fantasia estar sumindo. Para salvar Fantasia é solicitado a um garoto, Atreiú, que encontre um filho dos homens, já que somente ele poderia salvar Fantasia. À Atreiú é entregue o Aurin, e ele parte em sua missão, acompanhado de seu cavalo falante, Artax. Durante a jornada, Atreiú sofre altos e baixos, inclusive perdendo Artax para o Pântano da Tristeza. Correndo grandes perigos, já que o Nada manda um perseguidor maligno em perseguição a Atreiú, ele recebe a ajuda de um dragão da sorte, Fuchur.

Quando Atreiú acredita que fracassou em sua missão, a Imperatriz Criança diz a ele que ele conseguiu trazer a criança humana e esta só precisa dar um novo nome à Fantasia. Estranhamente, é Bastian, o leitor do livro, a criança huamana. Assustado, Bastian não consegue acreditar no que lê. Mas, por fim, aceita a missão de ser o salvador de Fantasia e, através de seus desejos, inicia-se a reconstrução do reino e novas aventuras vividas por Bastian nesse mundo fantástico.

Outras Informações:

Entre 2003 e 2004 foram publicados mais seis livros, de autores diferentes, numa série chamada Legends of Fantastica (Lendas de Fantasia), com novas aventuras vividas em Fantasia. São eles: Der könig der narren (escrito por Tanja Kinkel, 2003, tradução literal do título: "O rei dos tolos"), Die seele der nacht (escrito por Ulrile Schweikert, 2003, tradução literal do título: "A alma da noite"), Die geheime bibliothek des Thaddäus Tillman Trutz (escrito por Ralf Isau, 2003, tradução literal do título: "A biblioteca secreta de Taddäus Tillman Trutz"), Die verschwörung der engel (escrito por Wolfram Fleischhauer, 2004, tradução literal do título: "A conspiração do anjo"), Die stadt der vergessenen träume (escrito por Peter Freund, 2004, tradução literal do título: "A cidade dos sonhos esquecidos") e Die herrin der wörter (escrito por Peter Dempf, 2004, tradução literal do título: "Imperatriz das palavras"). Nenhum desses livros foram traduzidos e publicados no Brasil.

O livro foi adaptado no cinema em 1984, com o título A história sem fim, com direção de Wolfgang Petersen. O filme, porém, cobriu apenas a primeira parte do livro, terminando no ponto em que Bastian entra em Fantasia. Michael Ende sentiu que esta adaptação tinha ido muito longe, fora do ponto do seu livro, e pediu que a produção parasse ou que mudassem o nome. Como nada foi feito, Ende os processou e perdeu o caso. Ele conseguiu, porém, ter seu nome removido dos créditos iniciais, apesar de ainda tê-lo nos créditos finais. Esse filme teve duas sequências: A história sem fim II - O próximo capítulo (1990), dirigido por George Miller, que usava um certo número de elementos da segunda metade do livro, mas era, em essência, uma história nova; e A história sem fim III (1994), que foi apenas nos personagens do livro de Ende, com uma história totalmente nova. O livro também inspirou uma série animada de televisão, The neverending story (1996), que focava-se nas aventuras de Bastian na terra de Fantasia (diferentes das do livro) e outra série, com atores reais, Contos da história sem fim (2001), que teve 13 episódios. Além disso, o enredo do livro virou peça de teatro e balé na Alemanha, com músicas compostas por Siegfried Matthus.

O livro é publicado em duas cores. A primeira para quando Bastian está em seu mundo comum e a segunda para quando é lido por ele a história narrada no livro ou está vivendo suas próprias aventuras em Fantasia.

O livro possui uma introdução, onde narra o roubo do livro por Bastian e depois é dividido em 26 capítulos, onde o primeiro capítulo começa com a letra A e os outros continuam seguindo a ordem alfabética, com o último capítulo começando com a letra Z.

Citações:

"Calma, pequeno louco, rosnou o lobisomem. Quando chegar a sua vez de saltar para o Nada, você se transformará também num servidor do poder, desfigurado e sem vontade prórpia. Quem sabe para o que vai servir. É possível que, com sua ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de fantasia, fazem-se grandes negócios no mundo dos homens, desencadeiam-se guerras, fundam-se impérios…"

"... podemos estar convencidos durante muito tempo - anos talvez - de que queremos alguma coisa, se soubermos que nosso desejo é irrealizável. Porém, se de súbito nos vemos diante da possibilidade de este desejo ideal se transformar em realidadem passamos a desejar apenas uma coisa: nunca tê-lo desejado."

“As paixões humanas são misteriosas, e as das crianças não o são menos que a dos adultos. As pessoas que as experimentam não as sabem explicar, e as que nunca viveram não as podem compreender. A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros.”

“É como se uma pessoa ficasse cega, quando olhasse para esse lugar, não é?”

"Nesta região não se aventuravam nem os mais ousados alpinistas. Ou melhor: já fazia tanto tempo que ninguém as conseguia escalar, que ninguém se lembrava mais de quando isto acontecera pela última vez. Pois essa era uma das muitas leis imcompreensíveis de Fantasia: as Montanhas do Destino só podiam ser conquistadas por um alpinista quando aquele que o fizera pela última vez tivesse sido completamente esquecido e quando já não existisse nenhuma inscrição em pedra ou metal que desse testemunho do seu feito. Por isso, quem conseguisse levar a cabo tal proeza seria sempre o primeiro."


SOBRE O AUTOR:

Michael Ende nasceu em 12 de novembro de 1929 na cidade de Garmisch, estado da Bavaria, Alemanha. Filho único do pintor surrealista Edgar Ende e da fisioterapeuta Luise Bartholomä. Ende publicou seu primeiro livro em 1960, Jim Knopf und Lukas der lokomotivführer (Jim Knopf e Lucas o maquinista), mas o livro de maior sucesso do autor foi publicado em 1979, Die geschichte unendliche (A história sem fim). Seus livros foram traduzidos para mais de 40 idiomas. Ele faleceu em 29 de agosto de 1995 na cidade de Filderstadt, Alemanha, devido a um câncer no estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário