Lúcia Machado de Almeida - NA REGIÃO DOS PEIXES FLUORESCENTES (Editora Melhoramentos)

Editora: Melhoramentos
Coleção/Série: -
Período de Publicação: 1945
Arte da Capa: J.G. Villin
Ilustrador (a): J.G.Villin
Número de Páginas: -
ISBN: -
Tradutor (a): -
Título Original: Na região dos peixes fluorescentes
Ano da Primeira Edição: 1945
País: Brasil
Público: Infantil
Gênero Literário: Literatura Infantil, Fábula
Tema: Policial, Mistério, Peixes e Outros Seres do Mar, Crime



Sinopse:

Cachalote, o Chefe da Polícia do Mar, e seu companheiro Piabinha são chamados para resolver mais um mistério, dessa vez na região dos peixes fluorescentes.

Outras Informações:

Na região dos peixes fluorescentes é uma continuação dos livros No fundo do mar (1943) e O mistério do pólo (1943). A partir de 1971, os três livros passaram a serem publicados em um único volume intitulado Estórias do fundo do mar.


SOBRE A AUTORA:

Lúcia Machado de Almeida nasceu em 9 de maio de 1910, na fazenda Nova Granja, na cidade de Santa Luzia, estaod de Minas Gerais, Brasil. Ainda criança, mudou-se para Belo Horizonte, onde fez o curso primário e o secundário no Colégio Santa Maria, de religiosas dominicanas. Estudou inglês, francês, história da arte e da literatura, piano e canto. Pertencente a uma família de intelectuais, ela é irmã dos escritores Aníbal Machado, Paulo Machado e Carolina Machado, tia da escritora e dramaturga Maria Clara Machado e prima do poeta Murilo Mendes. Casou-se com Antônio Joaquim de Almeida (irmão do poeta Guilherme de Almeida). Seu primeiro trabalho literário foi o poema Desencanto, publicado no jornal Estado de Minas, quando tinha 14 anos. Lúcia Machado de Almeida foi jornalista profissional, tendo iniciado sua carreira quando adolescente e atuando na profissão por quase seis décadas. Trabalhou no jornal Diários Associados e viajou pela Europa e Estados Unidos como conferencista convidada pelo Ministério das Relações Exteriores para falar sobre Aleijadinho e as cidades mineiras do Ciclo do Ouro. Dedicou-se também à tradução, vertendo para o português livros de Honoré de Balzac, Bernard Hollowood e Astrid Lundgreen. Sua carreira como escritora começou, conforme dizia, acidentalmente, em 1942, quando, para distrair os filhos que estavam com sarampo e não podiam sair de casa, criou a personagem Piabinha e as suas aventuras no fundo do mar, que depois deu origem à seu primeiro livro, No fundo do mar, publicado em 1943. A consagração de sua obra veio tanto dos milhões de leitores que justificam as sucessivas reedições de seus livros, como da crítica especializada e de seus companheiros de ofício. Obteve grande sucesso com o livro O escaravelho do diabo (1974). Ela faleceu em 30 de abril de 2005, aos 94 anos, por falência múltipla dos órgãos devido a uma infecção pulmonar, num hospital da cidade de Indaiatuba, estado de São Paulo, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário