Geoffrey Trease - MONTES DE VARNA (Editora Brasiliense, Coleção Jovens do Mundo Todo)

Autor (a): Geoffrey Trease
Editora: Brasiliense
Coleção/Série: Jovens do Mundo Todo
Período de Publicação: 1961
Ilustrador (a): -
Número de Páginas: 219
ISBN: -
Tradutor (a): Edgar Magalhães
Título Original: The hills of Varna
Ano da Primeira Edição: 1948
País: Inglaterra
Público: Juvenil
Gênero Literário: Romance
Tema: História, Teatro Grego, Alexis ou Aleixo ou Alexo (dramaturgo grego), Século XVI, The Gadfly, Mosteiro de Varna (Bulgária)
















contracapa
Sinopse:
Em 1509, o jovem estudante Alan Drayton, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, tem que abandonar os estudos após uma briga numa taberna. Seu tutor, Erasmus, o envia para o continente europeu para tentar recuperar um manuscrito de The Gadfly, uma peça teatral do dramaturgo grego Alexis do século IV A.C. Ele acredita que o manuscrito está no Mosteiro de Varna, na região dos Balcãs. Alan pretende entregar o texto para impressão e disponibilizá-lo ao mundo, mas o Duque de Molfeta deseja apoderar-se da raridade para sua coleção particular. Com a ajuda da jovem italiana, Angela D’Asola, que se disfarça de garoto, eles partem de Veneza para o Mosteiro. O que eles não sabem é que os monges não são tão religiosos como deveriam.

Outras informações:

Em 1952, Geoffrey Trease escreveu o livro The crown of violet (A coroa de violetas, no Brasil), em que o personagem principal é Alexis, o autor da peça de teatro procurada por Alan Drayton nesse livro.


SOBRE O AUTOR:

Robert Geoffrey Trease nasceu em 11 de agosto de 1909 na cidade de Nottingham, Inglaterra, Reino Unido. Seu pai era um comerciante de vinhos, mas desdo jovem decidiu que não seguiria a carreira do pai, mas seria seria um escritor. Enquanto estudava no Nottingham High School, escreveu contos, poemas e três peças teatrais encenadas na escola. Ele ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, mas apesar de gostar de sua vida universitária, achava as aulas maçantes. Por esta razão, abandou a universidade e mudou-se para Londres, para tentar a carreira de escritor. Ele começou a realizar seu sonho ao publicar em 1934 o livro Bows against the barons (Setas contra os barões, no Brasil). A partir daí iniciou uma prolífica carreira que produziu mais de 110 livros entre 1934 e 1997, com suas obras sendo traduzidas em 20 idiomas. Seu avô era historiador, e ele foi uma das principais influências em seu trabalho, já que a maioria dos livros de Trease tratam de assuntos históricos, que vão desde a Grécia Antiga até os tempos modernos, passando pela Idade Média, pela Inglaterra da Rainha Elisabeth I, pela Revolução Francesa, pela Revolução Russa e pela Segunda Guerra Mundial, entre outros. Apesar da maioria de seus livros serem dirigidos para o público juvenil, ele escreveu também livros para os adultos, autobiografias, peças para rádio e televisão, biografias. Em seus últimos anos de vida, Trease morou na cidade de Bath, no sudeste da Inglaterra, onde faleceu em 27 de janeiro de 1998, aos 88 anos de idade.

2 comentários:

  1. Tenho 60 anos e me lembro com saudade desse livro que me marcou na infância / adolescência. Ótima leitura!

    ResponderExcluir
  2. Esse e outros livros interessantes faziam parte da coleção "Jovens do Mundo Todo". Essa coleção embalou minha infância.

    ResponderExcluir