Geoffrey Trease - A COROA DE VIOLETAS (Editora Brasiliense, Coleção Jovens do Mundo Todo)

Autor (a): Geoffrey Trease
Editora: Brasiliense
Coleção/Série: Jovens do Mundo Todo (Nº 7)
Período de Publicação: 1961
Ilustrador (a): -
Número de Páginas: 218
ISBN: -
Tradutor (a): Edgar Magalhães
Título Original: The crown of violet
Ano da Primeira Edição: 1952
País: Inglaterra
Público: Juvenil
Gênero Literário: Romance
Tema: História, Grécia Antiga, Sócrates (filósofo grego), Teatro Grego, Alexis ou Aleixo ou Alexo (dramaturgo grego)


















Sinopse:
Alexis, um jovem ateniense que viveu por volta de 300 A.C., nem sempre tinha suas idéias coincidentes com a de seus amigos ou familiares. Grande admirador do teatro, ele escreve uma comédia defendendo o filósofo Sócrates. Mas ao mesmo tempo, homens escusos conspiram um golpe de Estado para derrubar o modelo democrático de Atenas. O que Alexis não sabia é que seria jogado nessa trama para enganar os conspiradores e fazê-los se revelarem. E para isso perguntas precisam ser respondidas: Qual é o significado da mensagem secreta espartana? Quem é o sinistro estrangeiro cuja fisionomia Alexis identificara nas esculturas? E quem é o misterioso tocador de flauta?

Outras informações:

Geoffrey Trease já havia escrito um livro em 1948, The hills of Varna (Montes de Varna, no Brasil), em que o personagem principal do livro, Alan Drayton, um jovem do século XVI, tenta recuperar o único manuscrito existente da peça que Alexis escreveu sobre Sócrates, descritos em A coroa de violetas


SOBRE O AUTOR:

Robert Geoffrey Trease nasceu em 11 de agosto de 1909 na cidade de Nottingham, Inglaterra, Reino Unido. Seu pai era um comerciante de vinhos, mas desdo jovem decidiu que não seguiria a carreira do pai, mas seria seria um escritor. Enquanto estudava no Nottingham High School, escreveu contos, poemas e três peças teatrais encenadas na escola. Ele ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, mas apesar de gostar de sua vida universitária, achava as aulas maçantes. Por esta razão, abandou a universidade e mudou-se para Londres, para tentar a carreira de escritor. Ele começou a realizar seu sonho ao publicar em 1934 o livro Bows against the barons (Setas contra os barões, no Brasil). A partir daí iniciou uma prolífica carreira que produziu mais de 110 livros entre 1934 e 1997, com suas obras sendo traduzidas em 20 idiomas. Seu avô era historiador, e ele foi uma das principais influências em seu trabalho, já que a maioria dos livros de Trease tratam de assuntos históricos, que vão desde a Grécia Antiga até os tempos modernos, passando pela Idade Média, pela Inglaterra da Rainha Elisabeth I, pela Revolução Francesa, pela Revolução Russa e pela Segunda Guerra Mundial, entre outros. Apesar da maioria de seus livros serem dirigidos para o público juvenil, ele escreveu também livros para os adultos, autobiografias, peças para rádio e televisão, biografias. Em seus últimos anos de vida, Trease morou na cidade de Bath, no sudeste da Inglaterra, onde faleceu em 27 de janeiro de 1998, aos 88 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário